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Perguntas Frequentes

Quem pode participar do processo de bolsas?

Alunos e candidatos da Educação Básica (Ensino Infantil, Fundamental I, II e Médio, desde que atendam aos critérios socioeconômicos.

Quais tipos de bolsas são oferecidos?

Integral (100%) para famílias com renda per capita até 1,5 salário mínimo.

Parcial (50%) para famílias com renda per capita até 3 salários mínimos.

Como e quando faço a inscrição?

De 16/09/2025 a 06/10/2025.

O responsável deve preencher a ficha socioeconômica, juntar toda a documentação exigida e enviar para o e-mail social@redebatistaeducacao.com.br.

Onde encontro os formulários e declarações?

Os modelos encontram-se disponíveis no site da instituição (www.https://batistabrasileiro.com.br/bolsa-filantropica/) e na Secretaria do Colégio. Todas as declarações, conforme edital, possuem a exigência de firma reconhecida ou assinatura digital.

Obs.: Os documentos disponibilizados no site são para utilização dentro do processo previsto no Edital. Qualquer dúvida acerca de sua utilização, deve ser direcionada imediatamente ao e-mail do serviço social (social@redebatistaeducacao.com.br). A Rede Batista não se responsabiliza por erros de preenchimento ou utilização equivocada por parte dos concorrentes.

Como funciona a seleção?

1ª Etapa: Inscrição e entrega de documentos para análise social.

2ª Etapa: Avaliação pedagógica, análise documental, entrevista social e visita domiciliar.

A prioridade será dada às famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, com base nas informações do CadÚnico e na renda familiar comprovada.

Quais são os motivos de desclassificação?

  • Não entregar ou entregar documentação incompleta/irregular;
    • Perder os prazos;
    • Omissão ou falsificação de informações;
    • Não comparecer à entrevista ou não enviar documentos complementares quando solicitado.
  • Não atender os requisitos socioeconômicos

Quais critérios de desempate são usados?

  • Menor renda per capita;
  • Ter irmãos na escola;
  • Morar mais perto da unidade;

Onde será divulgado o resultado?

No site oficial do colégio (https://batistabrasileiro.com.br/bolsa-filantropica/) e nas secretarias das unidades.

Posso recorrer do resultado?

Sim. De 11 a 13/11/2025, via e-mail social@redebatistaeducacao.com.br.
O resultado do recurso será informado até 19/11/2025.

Se eu for aprovado, o que devo fazer?

Comparecer à Secretaria da unidade entre 06/01/2026 e 31/01/2026 para efetuar matrícula/rematrícula e assinar o Termo de Concessão de Bolsa.

A bolsa é garantida até o fim do curso?

Não. A validade é para o ano letivo de 2026, podendo ser renovada se o estudante:

  • Comprovar, anualmente, a renda familiar per capita, respeitando os limites definidos para o tipo de bolsa (integral ou parcial);
  • Atender aos critérios socioeconômicos
  • Mantiver frequência mínima de 75%;
  • Obter média igual ou superior a 6,0;
  • Cumprir o regimento escolar.

A bolsa pode ser cancelada?

Sim. Em casos de:

• Falsificação ou inconsistência de documentos;
• Descumprimento de regras escolares;
• Alteração significativa da condição socioeconômica;
• Desistência ou inadimplência (no caso de bolsa parcial).

Qual a quantidade de vagas disponíveis?

O edital traz a quantidade de vagas por segmento educacional para a unidade de Perdizes.

A unidade de Bauru não disponibilizou bolsas filantrópicas neste período porque a distribuição de bolsas é realizada conforme critérios de proporcionalidade entre as unidades, em atendimento à Lei Complementar nº 187/2021.

Todas as bolsas exigidas pela legislação foram devidamente ofertadas pela instituição em outra unidade, garantindo o cumprimento integral da lei.

Existe lista de espera?

Sim. Até 5% do total de bolsas poderá compor lista de espera para convocação em caso de desistências ou cancelamentos.

Onde tirar dúvidas?

Através do e-mail e telefone disponíveis no edital.

Edital Retificado
Edital 2026
Modelos de Declaração
Ficha Socioeconômica
Concessões 2025

Obs.: Os documentos disponibilizados no site são para utilização dentro do processo previsto no Edital. Qualquer dúvida acerca de sua utilização, deve ser direcionada imediatamente ao e-mail do serviço social (social@redebatistaeducacao.com.br). A Rede Batista não se responsabiliza por erros de preenchimento ou utilização equivocada por parte dos concorrentes.