Diretor

Volta às aulas

Reorganizar a rotina do aluno antes da volta às aulas ajuda na preparação do novo ano escolar

Assim como o início das férias é esperado com muita ansiedade pela maioria dos alunos, também há muita expectativa em torno do primeiro dia de aula.

O retorno das aulas geralmente é marcado pela motivação e também reconhecido por ser o período em que diversas emoções se misturam, o que exige dos alunos e pais uma certa atenção para que não deixem a ansiedade e as dúvidas impactarem o aluno de forma negativa.

Então preparar-se para o novo ano de estudos – que como todo desafio exige dedicação e concentração – é importante para garantir os melhores resultados e sucesso nesta etapa da trajetória educacional.

Mas antes de falar sobre como os alunos devem se preparar para a volta às aulas, é importante ressaltar que para nós do Colégio Batista Brasileiro o novo ano letivo está sendo planejado há muito tempo.

Nossas reuniões de planejamento acontecem em diversas oportunidades no decorrer do ano anterior, e são nelas que definimos todas as diretrizes de nossa atuação, nos atualizamos sobre as novidades na área educacional e os professores participam de reciclagens, entre outras atividades.

Esse trabalho envolve vários profissionais que se reúnem para idealizar as aulas teóricas, práticas, estudos do meio, projetos, apresentações, atividades etc., sempre buscando conteúdos que se interrelacionam, para tornar o aprendizado o mais interessante possível aos alunos.

Já para os alunos, a volta às aulas também deve começar antes da data prevista, para que eles cheguem cheios de disposição e interesse. Por isso é importante tentar retomar a rotina de atividades antes do início das aulas.

O aluno deve começar a acostumar seu organismo à nova rotina que vai chegar, pois o ritmo de estudos muda completamente seu dia a dia. Duas semanas antes de retornar à escola deve-se regular o horário de dormir – especialmente se as aulas são no período matutino –, começar a diminuir a intensidade dos eventos sociais e restringir o tempo de televisão ou de jogos eletrônicos.

Para os alunos do Ensino Médio ou aqueles que tiveram algum tipo de dificuldade no ano anterior, o período que antecede a volta às aulas é uma importante oportunidade de traçar metas para o novo ano.

Definir quanto tempo vai dedicar à leitura dos livros indicados para o Vestibular/ENEM, revisar matérias ou conteúdos que foram mais difíceis de compreender no ano anterior,  estabelecer as metas semestrais, tudo isso ajuda a encontrar um caminho mais fácil e eficiente para obter bons resultados escolares.

Outro ponto importante é a organização da volta às aulas. É preciso organizar o material escolar e os livros que serão usados nos próximos meses uma semana antes do início das aulas. No caso dos alunos menores, os pais podem aproveitar esse momento e apresentar o material didático, conversar sobre as expectativas da criança para o ano, incentivá-la a folhear os livros e a conhecer seu material escolar, enfim, empoderar a criança para que ela sinta-se também responsável por cuidar de seus pertences.

É claro que preparar a mente, a mochila e a rotina para o início do semestre é fundamental para começar os estudos no ritmo certo. Mas também é preciso dar atenção ao descanso, lazer e diversão, que são igualmente importantes para um bom desempenho escolar.

Esperamos que essas dicas ajudem os alunos e pais a retornarem às aulas empolgados e prontos para enfrentar o novo ano de estudos. Desejamos que ele seja de muito sucesso e alegrias para todos nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *