Diretor

VAMOS SORRIR MAIS …

Em tempos difíceis, cheios de empecilhos como estes que atravessamos, parece não fazer muito sentido o convite acima. Ao contrário, soa como uma utopia diante de tantos problemas e adversidades.

É bom enfatizar que, sorrir não significa necessariamente que você está feliz, mas faz bem para a alma e, segundo especialistas médicos, auxilia o bom funcionamento dos músculos faciais e abdominais, além dos sistemas respiratórios, cardiovasculares e imunológicos. Lembram ainda, que o riso é benéfico durante o tratamento de doenças mais graves, pois altera o estado emocional que causa bem–estar e melhora a qualidade de vida.

Só por essas razões acima, já deveríamos assumir uma atitude positiva em relação a sorrir mais.

Rir, não significa levar nada a sério, caçoar das pessoas, ou ficar contando piadas para distrair e manter o bom humor. Mas, é um gesto simples, que agrada a todos e faz o mundo melhorar. É um comportamento que traz bem-estar às pessoas.

É de conhecimento geral que existem vários grupos que atuam em hospitais, na terapia do riso, porque abrem caminho que ajudam na cura de enfermidades, diminuem o estresse e problemas em geral.

A propósito, 6 de novembro, quarta-feira, é o Dia Nacional do Riso.

Não vou propor que saiamos rindo à toa, em todo o lugar, só porque é o dia do riso. Mas, que tenhamos atitudes mais positivas e cuidadosas. Faça um teste, quando entrar no elevador e, ao desejar bom dia, sorria. Mas um sorriso com a alma, não apenas com os lábios.

Sugiro aos meus colegas, professores do Colégio Batista Brasileiro, de Perdizes e Bauru que, se possível, façam algumas observações e reflexões aos alunos, e os levem a pensar sobre o sorriso, não só nesse dia, mas tenham sempre atitudes positivas.

Alguém já afirmou que “O sorriso é o idioma mais universal que existe”. É do nosso poeta gaúcho Mário Quintana o seguinte pensamento: “O sorriso enriquece os recebedores, sem empobrecer os doadores”

Não caiamos em atitudes pessimistas e conspiratórias, ao contrário, façamos como o   salmista, que tinha razões para expressar: “Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo; .. Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres” – Salmos 126: 2 e 3.

Mais do que tudo, o riso contagia e, ao cultivá-lo, gera bons frutos, não só para você, mas para todos que o cercam. É um efeito dominó, quando alguém sorri, todos em volta se alegram também.

Alguém já afirmou, com muita propriedade, que rir é o melhor remédio contra todos os males da vida. O riso traz alegria e saúde.

Uma boa risada faz com que nos sintamos fortes, capazes, mais autoconfiantes e com capacidade de irmos mais além. Uma boa risada espanta todos os medos e nos faz entender porque Deus criou o mundo.

Sara e Abraão riram – Gênesis 18: 12 e 13.

Jesus se alegrou – Lucas 10: 21 – Jesus é a nossa alegria! Jesus, a Alegria dos Homens!

Que um toque diferente nos alcance, compartilhe o riso!

Um grande abraço

GÉZIO DUARTE MEDRADO – Diretor Geral do Colégio Batista Brasileiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *