Diretor

Dia da Árvore, cuidar para não acabar!

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore no Brasil. A data, que também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul (que este ano será no dia 23), foi instituída para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação das árvores, bem como sobre os cuidados com o meio ambiente de forma geral.

Nosso país é repleto de riquezas naturais. Distribuídas por nossos biomas encontramos diversas espécies de árvores, que são responsáveis por garantir a qualidade do ar, equilibrar a temperatura e fornecer sombra e abrigo para inúmeros animais.

A escola tem importante papel no trabalho de conscientização para a necessidade de preservar e cuidar do meio ambiente.

Durante todo o ano damos atenção ao tema por meio de atividades em sala de aula propostas pelos professores ou elaboradas a partir de sugestões trazidas pelos alunos, que a cada dia estão mais conscientes e engajados com a causa ambiental. Um exemplo disso foi um debate recente que realizamos sobre a proibição dos copos plásticos em São Paulo – sugerido por um aluno, o que demonstra a preocupação dos jovens com essa temática.

Na unidade de Perdizes, algumas disciplinas estão abordando temas relacionados ao meio ambiente desde o início do ano letivo. Para os alunos do Fundamental II até o Ensino Médio, temos realizado a “aula invertida”, em que o professor propõe um tema e o aluno pesquisa e compartilha suas descobertas e inquietações com os demais alunos.

A celebração do Dia da Árvore é mais uma oportunidade para gerar uma reflexão em meio à rotina escolar. Por isso, nesta data, confirmando nosso engajamento com a temática de preservação ambiental, realizaremos atividades com esse foco durante todo o dia, nas duas unidades do Colégio Batista Brasileiro.

Em Perdizes, teremos uma assembleia com a apresentação de um vídeo e a leitura de um texto sobre o Dia da Árvore, e será realizado o plantio de sementes em jardineiras disponibilizadas para algumas turmas. E além de plantar, os alunos também irão observar o crescimento das mudas e documentar todo o processo. Nessa atividade, chamada de “Eu fiz o amor crescer”, os alunos do 2º e 3º anos criarão um desenho coletivo mostrando a evolução da semente. Já os do 4º e 5º anos receberão a missão de trabalhar com a frase “Plantar de pequeno para crescer sempre” e deverão desenvolver um texto coletivo que também será apresentado durante a assembleia, enquanto os alunos do Integral farão uma dramatização sobre o tema Queimadas.

Na unidade de Bauru, onde as ações com foco no meio ambiente também ocorrem durante todo o ano, os cursos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I vão realizar rodas de conversa com o objetivo de conscientizar sobre a importância de manter as árvores sempre saudáveis. Os alunos farão um trajeto nos espaços internos e externos do Colégio observando e classificando as árvores por tipos e tamanhos. Durante essas aulas práticas ao ar livre os professores reforçarão a importância das árvores por meio de relatos de suas origens e histórias relacionadas ao local.

Também serão realizados trabalhos artísticos e sensoriais com o uso de flores, folhas e sementes, leitura de livros paradidáticos sobre o tema, contação de histórias etc. Entre as diversas atividades que teremos, destacamos a campanha “Plante uma árvore”, que consiste na distribuição de mudas de árvores e sementes para toda a comunidade escolar.

Com essas e outras iniciativas lideradas pelos nossos professores, buscamos incentivar continuamente a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Nos últimos anos, temos visto muitos esforços nesse sentido em todo o mundo, e isso resultou na mudança de hábitos das novas gerações.
Identificamos que atualmente as crianças e os jovens são muito mais informados sobre os riscos ambientais, afinal foram obrigados a conviver com diversos desafios. Nossos alunos fazem parte de uma geração que já nasceu precisando separar o lixo reciclável e economizar água – tanto que o racionamento de água recente foi uma realidade para todas as classes sociais. As famílias têm grande participação no trabalho de conscientização também, e percebemos isso porque muitas questões são trazidas pelos próprios alunos para a sala de aula. Eles compartilham as iniciativas que adotam em casa para a reciclagem do lixo e a economia de água, e até ações pontuais, como a recusa do canudo ou copo de plástico, que no final vão resultar em impactos positivos para o mundo.

Todos podem dar sua contribuição ao meio ambiente. Então, que tal você aproveitar essa data comemorativa para plantar uma árvore junto com o seu filho ou até começar uma horta em sua casa? Outra opção é apoiar iniciativas de ONGs (Organizações Não Governamentais) que trabalham seriamente em prol da natureza.
O mais importante é estar consciente de que precisamos cuidar de nossas árvores e florestas hoje para que as próximas gerações possam desfrutar de todos os benefícios proporcionados pela natureza.

Prof. Dr. GEZIO D MEDRADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *