Diretor

Prática cristã: como realizar o momento devocional para crianças em casa

devocional para crianças

A prática cristã é fundamental em qualquer momento da vida, pois nos aproxima de Cristo e fortalece a nossa fé. Por isso, é importante que os pais saibam como fazer o devocional para crianças de modo agradável e atrativo.

O aprendizado traz mais resultado quando começa logo nos primeiros anos da infância. Durante esse período, os pais conseguem moldar os hábitos dos filhos, estimulando atividades sadias e que trarão benefícios para o futuro. É a oportunidade de mostrar a eles a importância do ritual devocional para crianças e desenvolver sua espiritualidade.

Neste artigo, vamos entender qual é a importância de instruir os filhos enquanto crianças. Além disso, traremos algumas dicas de como cultivar esse hábito de forma proveitosa. Acompanhe a leitura!

Qual é a importância do devocional para crianças?

Muitos hábitos são formados desde a infância, o que demonstra a importância que essa fase tem no desenvolvimento da criança. Ao incentivar o devocional para elas, os pais estarão cultivando um hábito que pode ser levado para a vida toda.

A importância de ensinar desde cedo não é uma novidade, pois a própria Bíblia demonstra a eficácia desse método. Em Provérbios 22:6 lemos: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Essa é uma sentença que se faz verdadeira até os dias de hoje, pois o que é aprendido na infância acompanha a pessoa por toda a vida, ajudando a formar o caráter.

Portanto, todo esforço realizado para colocar o devocional entre os hábitos dos seus filhos é válido. Desse modo, as crianças crescerão entendendo que essa prática é fundamental para o crescimento espiritual e para o fortalecimento do seu relacionamento com Deus.

Como cultivar o hábito de forma proveitosa?

Pensando em facilitar a criação desse hábito, trouxemos algumas dicas para tornar o momento devocional para crianças mais agradável e proveitoso. Confira nossas sugestões!

Use sempre o fator lúdico

Os elementos lúdicos são fundamentais para tornar o momento devocional para crianças mais interessante, além de melhorar o aprendizado. Isso não significa que o respeito e a reverência não farão parte dessa atividade, porém, eles não anulam a realização de tarefas divertidas e espontâneas.

É interessante notar que Jesus utilizava dos elementos lúdicos em Seu ministério. Quando precisava ensinar determinada lição, usava as parábolas para tornar o aprendizado mais simples e claro.

Sendo assim, a criatividade é uma grande aliada dos pais, pois permite que os filhos esperem o devocional com alegria e ansiosos pela próxima atividade. Para aplicar essa estratégia, é possível usar desenhos, contar histórias e ilustrar os acontecimentos, além de utilizar outros elementos artísticos que ajudam a enriquecer o aprendizado.

Além disso, as brincadeiras e dinâmicas com morais também ajudam a criar laços e aumentam o interesse pelo devocional. Afinal, crianças gostam de atividades divertidas, sendo importante que elas entendam que os assuntos espirituais também são momentos de prazer.

Defina um horário

Ao fazer o devocional para crianças, estabelecer uma rotina também ajuda a demonstrar a importância dessa prática. É preciso definir um horário que seja viável para toda a família, não prejudicando os compromissos de ninguém. Você pode optar pela manhã, após alguma refeição, no período da noite ou em um momento mais indicado para a sua realidade.

Desse modo, os filhos entenderão que a família separa um tempo para essa atividade, percebendo sua importância. Também é interessante não estipular devocionais muito longos ou enfadonhos. É melhor um tempo mais curto e qualificado do que extenso e sem o verdadeiro interesse.

Estimule a autonomia

A participação de toda a família é interessante, porém, também vale a pena incentivar seus filhos a realizar momentos devocionais por conta própria. É essencial dar um pouco de autonomia às crianças, para que eles aprendam como se relacionar com Deus de maneira individual. Essa característica também ajuda a melhorar a educação, trazendo mais liberdade para o aprendizado.

Para estimular essa autonomia, você pode propor desafios, como a leitura de um livro interessante, a elaboração de uma história com lição espiritual, entre outros elementos. Esse exercício permitirá que a criança aprenda a lidar com os assuntos espirituais, desenvolvendo um relacionamento íntimo com Deus.

Utilize recursos variados no devocional para crianças

Você já viu crianças se interessarem por algo que seja estático e repetitivo? Essa é uma tarefa muito difícil, pois elas gostam de novidades, sendo interessante buscar variações para o momento devocional.

Atualmente, existem diversos recursos que podem ser empregados de maneira saudável. Vamos ver, a seguir, como cada um deles pode ajudar a tornar o momento devocional para crianças mais dinâmico.

Música

A música é um recurso poderoso no aprendizado e deve ser empregado no devocional para crianças. Ela permite que os pequenos aprendam lições de forma atrativa e ainda beneficia a memorização. Desse modo, torna-se mais fácil compreender histórias, fixar lições importantes e, ainda, desenvolver a criatividade, outro benefício de utilizar os elementos musicais no aprendizado.

O YouTube oferece várias opções de músicas infantis cristãs para serem usadas no devocional, como por exemplo, o canal “3 palavrinhas“.

Livros

Os livros também são fontes importantes de informação e ajudam a qualificar os devocionais. A leitura da Bíblia, dependendo da idade da criança, pode ser incentivada com o acompanhamento dos pais, que orientarão um plano de leitura.

Além disso, é possível encontrar literaturas interessantes, como a “Bíblia dos Meninos” ou a “Bíblia das Meninas“, as “365 Histórias Baseadas em Princípios Bíblicos“, do Smilinguido, que contém orientações de como fazer um devocional bíblico com as crianças

Vídeos

Outro recurso interessante para o devocional para crianças são os vídeos. Existem muitos conteúdos no YouTube e em canais de streaming que trazem bons ensinamentos, como histórias da Bíblia e outras lições importantes. Para aproveitar melhor esses recursos, os pais devem selecionar o que será assistido e limitar o tempo, pois é interessante variar os métodos.

Aplicativos

Com a evolução da tecnologia, cada vez mais temos materiais acessíveis na internet que são ótimas ferramentas para o devocional. É possível encontrar aplicativos, como o Bíblia para crianças, com tarefas, histórias bíblicas e outras atividades interessantes. A vantagem é a forma atraente e o grande interesse que isso pode causar nos seus filhos.

Como vimos durante todo o texto, o devocional para crianças é importante e existem algumas maneiras de promover esse hábito de forma proveitosa. Assim como lemos em Isaías 54:13: “Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças”, devemos agir para tornar esse momento uma rotina, entre família.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre como tornar o momento devocional para crianças ainda melhor, pode aproveitar para ler outro artigo de nosso blog, que fala sobre a importância da música na formação de cidadãos. Boa leitura!

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” Deuteronômio 6:6-7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *