Diretor

COLÉGIO BATISTA BRASILEIRO – UNIDADE DE BAURU

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS PAIS

“Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!” (Provérbios 22.6)

O Colégio Batista Brasileiro – Unidade de Bauru, ciente de seu compromisso como instituição batista e responsável pela qualidade de seu trabalho oferecido à sociedade, sempre comprometido com seus princípios e valores pautados na Palavra de Deus, descreve o trabalho desenvolvido por nossa Instituição:

A base de todo o serviço desenvolvido no Colégio Batista Brasileiro segue os preceitos bíblicos, portanto, nossos funcionários e corpo docente são escolhidos de forma criteriosa tendo em vista o cumprimento dos princípios cristãos declarados em nossa proposta pedagógica. Para tanto, todos passam por treinamento e orientação para que entendam e sigam os preceitos propostos. A Capelania, está presente diariamente no colégio, acompanhando o seu cotidiano como conselheira e orientadora espiritual de nossos funcionários, alunos e também das famílias.

Dentro das orientações que lhes são passadas, destacam-se:

– Devemos ser sal e luz;

– Devemos ser exemplo, através de nosso testemunho diário aos alunos e familiares.

Aos professores é ressaltada a importância de transmitir em seus ensinamentos diários em sala de aula, o conhecimento acadêmico com qualidade, mas sempre evidenciando o posicionamento cristão do Colégio Batista Brasileiro, conhecido por eles de forma muito clara.

Os livros a serem utilizados pelos alunos são analisados pela equipe pedagógica (direção, coordenação e professores), levando em conta a metodologia adotada pela escola, a qualidade de conteúdo e a abordagem dos temas; sempre com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos, que os levem a uma formação acadêmica que atenda plenamente suas expectativas para o futuro.

Entretanto, o material adotado tem como função ser uma ferramenta e não única ferramenta utilizada pela escola. Sendo assim, nem o material nem seu conteúdo ditam as formas nem os direcionamentos da sua aplicação. Esta mediação é sempre pautada pelos preceitos e valores que norteiam nossa conduta.

Temos uma visão educacional que contempla o aluno em todas as suas dimensões. Ou seja, oferecemos uma educação que atenda aos diversos aspectos do ser humano, a saber, o aspecto intelectual / cognição, física, relacional e a espiritual e cujo fundamento é a Palavra de Deus, que é o nosso manual de conduta, e de onde retiramos os valores que professamos e aplicamos ao contexto escolar

É necessário ressaltar, contudo, que o mercado editorial oferece inúmeras coleções de livros e materiais didáticos com conteúdo diversificado, mas que são analisados constantemente pela equipe, verificando-se que nenhum deles atende ou atenderá plenamente todas as necessidades e critérios do Colégio; portanto, faz-se necessário que a escola se atente aos pontos que precisam de intervenção e orientação para que não firam os princípios e valores explicitados pela escola aos professores, alunos e responsáveis. Este é o preceito seguido pelo Colégio Batista Brasileiro.

O tema FAMÍLIA, hoje muito discutido na política, religião e educação se tornou polêmico em nosso meio pelos vários conceitos e modelos que a atualidade apresenta à nossa sociedade e consequentemente às famílias.

Como cristãos batistas temos a responsabilidade de deixar evidente aos alunos e responsáveis, nosso posicionamento bíblico, e o fazemos de forma clara, mas sem desrespeitarmos ou ferirmos nossos alunos que estão inseridos em diferentes modelos de família, comuns tanto em nossas escolas, como em nossas igrejas e na sociedade, que hoje são compostas de formatações e composições diferenciadas.

Portanto, o tema FAMÍLIA proposto nas aulas de Ciências e História, é sempre abordado pelos nossos professores tendo como modelo as famílias das próprias crianças. Aos pais é solicitado o envio de fotos de suas famílias para que os alunos possam mostrar em sala de aula e apresentá-las aos colegas.

Paralelamente à abordagem dos conteúdos acima apontados, os professores de Educação Cristã tratam do mesmo assunto em suas aulas, mostrando os modelos de família trazidos na Bíblia e também destacando a importância da família durante as Assembleias ocorridas no mesmo período.

Acreditamos, assim, que não há espaço para dúvidas sobre conteúdos, pois ele é aplicado sob a perspectiva embasada nos princípios previstos em nossos valores e defendidos pela escola.

Conectados com Deus e com a missão de ensinar para a vida sob os parâmetros de Deus, seguimos conscientes de nossa missão de prezar por uma escolarização pautada em valores cristãos. Este parâmetro de conduta permeia todas as nossas ações pedagógicas, bem como a avaliação e mediação desses conteúdos que são ministrados pelos professores, sempre visando o desenvolvimento do conhecimento, sem perder de vista nossos pilares cristãos.

Temos plena convicção de que somos coerentes com a nossa Declaração de Fé, e oferecemos o melhor ensino aos nossos alunos, procurando, além disso, amar e evangelizar todos aqueles que o Senhor tem trazido para estudar em nossas salas de aulas.

Cremos e somos gratos pela confiança e parceria que conosco partilham a missão de trabalhar com afinco e responsabilidade, por uma educação que desbrava saberes e os desafios que a acompanham. Toda a equipe seguirá sob o firme propósito de realizar nosso trabalho cotidianamente como sendo para o Senhor.

São 33 anos em Bauru e 117 anos em São Paulo, de educação comprometida com a visão missionária de ganhar pessoas para Jesus e de ajudar a transformar a realidade da nossa Nação.

Assim, será uma bênção em que todos os que amam a obra de Deus e que desejam o progresso de nossa missão se unam conosco em oração, por nossa Direção, Equipe Técnico-pedagógica, professores, funcionários e principalmente por nossos alunos e suas famílias.

Em Cristo,

Cordialmente,

Professor Mario Jorge Castelani – Presidente da Junta de Educação da CBESP

Professor Doutor Gézio Duarte Medrado – Diretor Geral                            

Professora Marta Cristina A.de Mello Soares  – Diretora Pedagógica Bauru               

Pastor Francisco Jaildo Santana – Capelão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *