Diretor

As férias estão aí, preparem-se renovando as energias para o novo ano!

Dormir até mais tarde, conhecer novos lugares, fazer passeios diferentes, viajar com a família, se divertir fazendo novas descobertas, são algumas das atividades que o período de férias proporciona para todos nós.

E como estamos bem pertinho das tão desejadas férias escolares, decidi tratar deste tema neste espaço. Falar sobre a importância das crianças aproveitarem bem essa merecida pausa em suas rotinas. 

De acordo com um estudo da Academia Norte-americana de Pediatria (AAP), além da diversão e lazer que vêm com as férias, o período é benéfico também para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Nas férias as crianças assimilam todo o conteúdo do ano letivo e ficam mais dispostas a receber novas informações e aprendizados, portanto, esse descanso é necessário para que o retorno às aulas, no ano seguinte, seja mais tranquilo.

Especialistas também garantem que as melhores férias são aquelas em que os pais aproveitam junto com as crianças, mas se não for possível conciliar o descanso com o trabalho, peça ajuda a sua rede de apoio (avós, tios ou amigos), pois o ideal é deixar a criança brincar, ter um tempo para “fazer o que quiser”, claro que dentro dos limites preestabelecidos pelos pais.

Então, sabendo que esta fase é muito importante para os educandos, é recomendável que os pais comecem a fazer o planejamento de forma que as férias transcorram com tranquilidade para todos.

Uma questão relevante é que mesmo estando em férias, os pais ou os responsáveis comecem a comentar com as crianças sobre o próximo ano escolar, tentando descobrir as expectativas e receios do aluno em relação ao novo período. Sendo assim, os pais podem mencionar sobre novos professores e amigos e até antecipar algumas novidades da escola. Se os pais já tiverem tido acesso ao novo material didático é interessante também incentivar a criança a folhear os livros, contar o que acharam etc.

Dessa forma, os pais criam uma boa expectativa em relação ao novo ano, despertando o interesse na criança. A palavra em questão é motivação! Motivar é conectar a criança na persistência por algo que almeja alcançar, é dar direção e desenvolver a intensidade, ou seja, se esforçar naquilo que for desempenhar.

Nesse período tão importante na vida escolar da criança, vale destacar as mudanças positivas que o novo ciclo trará, mas lembrem-se de que o mais importante é aproveitar ao máximo as férias. Qualquer diálogo sobre o novo ano letivo tem que ser feito sem pressão, deixando de criar expectativas demais que possam resultar em ansiedades desnecessárias.

Afinal, as férias foram feitas para serem divertidas, portanto, devem ser aproveitadas ao máximo pela família toda.

Boas férias e até o ano que vem!

Prof. Dr. GÉZIO D MEDRADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *