Diretor

As atividades extracurriculares proporcionam diversos benefícios para quem participa

Nas minhas andanças pelo Colégio e nas conversas que frequentemente tenho com os alunos, percebo que se tem algo que eles não abrem mão é participar das atividades extracurriculares, que são consideradas como a “hora mais feliz” do dia.

Ao pensar sobre essa predileção e apreço dos alunos pelas aulas extras, decidi abordar o real objetivo e os benefícios dessas aulas.

As atividades extracurriculares são cursos, aulas e oficinas que não fazem parte da Base Curricular Comum e que são oferecidas pelo Colégio com o objetivo de ampliar a formação dos alunos.

Geralmente essas atividades são relacionadas à prática esportiva, como ginástica artística, judô, voleibol, futebol etc., e também ao campo artístico, como teatro e música. Esses são exemplos de atividades que complementam o ensino e ampliam a vivência acadêmica dos estudantes.

Especialistas garantem que o aprendizado é enriquecido a partir de diferentes formatos e metodologias de ensino. O contato com outras fontes de conhecimento é importante para a formação geral dos indivíduos, o que contribui para o desenvolvimento de adultos mais críticos, participativos e culturalmente desenvolvidos.

Com as atividades extracurriculares são acionadas diversas percepções nos alunos, que contribuem até para o processo de aprendizagem linguística e o raciocínio lógico matemático. Ao promover o desenvolvimento cognitivo são estimuladas várias áreas neurológicas importantes para a formação integral do aluno.

Para as crianças da Educação Infantil, atividades físicas como futebol, futsal, judô, dança etc., que exploram o corpo e a coordenação motora ampla, além dos benefícios em termos de saúde e bem-estar, ajudam no desenvolvimento e na socialização com outras crianças.

A aprendizagem de um novo idioma ou de um instrumento musical também são atividades bastante relevantes, pois o aluno acaba participando e se interessando por diferentes ambientes sociais e culturais. Inclusive, a neurociência comprovou que a música e o estudo de idiomas contribuem para que os alunos também melhorem seu desempenho em matemática e na área linguística.

Em resumo, as atividades extracurriculares são benéficas por diversos aspectos. Aqui no Colégio essas aulas são levadas muito a sério porque, como nossos próprios alunos garantem, são os melhores momentos, em que eles podem aproveitar para se socializar, praticar o esporte preferido, criar e até descobrir talentos escondidos, pois já tivemos casos de ex-alunos que se tornaram jogadores de futebol, músicos profissionais, artistas plásticos etc. Então, quando estiver em dúvida se deve ou não deixar seu filho participar de alguma aula extracurricular,  pense em todos os benefícios que essa atividade vai proporcionar para o desenvolvimento integral dele.

Prof. Dr. GEZIO D MEDRADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *