Diretor

A concessão de bolsas filantrópicas e o compromisso com a qualidade da educação

Dr. Gézio Medrado

Como todos sabem, o Colégio Batista Brasileiro é uma instituição de ensino que tem como filosofia educativa os princípios cristãos, buscando oferecer educação integral amparada nos ensinamentos do Evangelho.

A solidariedade, o amor e o respeito ao próximo são as bases do trabalho que desenvolvemos ao longo de nossa reconhecida trajetória de 116 anos dedicados à educação e às famílias que confiam a formação intelectual de seus filhos ao CBB.

Isso também pode ser confirmado pelos serviços sociais e filantrópicos assumidos pelo CBB, entre eles a concessão de bolsas filantrópicas a famílias de baixa renda.

As bolsas sociais ou filantrópicas concedidas representam nosso compromisso com a inclusão e permitem que mais crianças tenham acesso a educação de qualidade. E como parte do reconhecimento ao nosso trabalho educacional, recebemos quase que diariamente pedidos de bolsas.

Essa realidade e a alta demanda por bolsas de estudos apresentam dois lados, que merecem destaque: um deles é o orgulho que temos em saber que nosso trabalho é reconhecido, pois isso confirma que estamos seguindo à risca nossa missão. E por outro lado, nos desalentamos por não poder atender a todos os pedidos, como é de nossa vontade.

Como instituição certificada pelo MEC, o CBB é regido por uma legislação que determina o funcionamento da concessão de bolsas. A Lei 12.101/2009, bem como as demais regulamentações, determina o perfil socioeconômico da família que pode ser beneficiada, sendo que a concessão de bolsas deve atender a uma proporção mínima de uma bolsa para cada cinco alunos pagantes.

Anualmente, concedemos 305 bolsas integrais divididas entre nossas duas unidades (Perdizes e Bauru) e, por muitas vezes, essa limitação causa contestações por parte dos interessados – todas elas totalmente compreensíveis. Afinal, qual família não quer proporcionar aos seus filhos ferramentas educacionais que irão beneficiá-los por toda a vida? Mas, infelizmente, não conseguimos atender a todos os pedidos. Quando existem novas vagas elas são informadas por meio de Edital, que por sua vez define as regras para participação no processo seletivo.

O Edital para as bolsas 2019 estará disponível em nosso site a partir do dia 20 de setembro exclusivamente para alunos que são beneficiados, pois neste ano já atingimos nossa cota de bolsas conforme determinado pela legislação.

O que nos dá alento é que estamos em Campanha de Matrícula e confiamos na chegada de novos alunos pagantes, para que possamos aumentar a possibilidade de concessão de novas bolsas filantrópicas, e assim ampliar essa importante oportunidade de educação de qualidade a um número maior de alunos bolsistas.

Nós consideramos que a bolsa filantrópica é um benefício para a sociedade e também uma forma de compartilhar com os menos favorecidos as bênçãos que recebemos, como nos ensinam as lições de solidariedade do Evangelho de Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *