A Capelania é o apoio e a assistência espiritual no ambiente escolar

Inegavelmente o mundo moderno está cheio de distrações. A cada dia nossas crianças e jovens estão expostos a novidades e ferramentas com grande potencial de afastá-las do convívio familiar bem como dos ensinamentos cristãos.

Nesse cenário, a escola é a extensão do lar e deve atuar como coadjuvante na orientação e acolhimento dessas crianças e jovens, buscando resgatar o senso de família, revitalizando os laços entre pais e filhos e orientando para que se tornem cidadãos conscientes.

Em nosso Colégio temos uma área totalmente dedicada a esse trabalho: a Capelania, que tem por objetivo cuidar dos alunos de forma integral abordando as questões espirituais e éticas, e especialmente prestando apoio pastoral.

A Educação Cristã é ministrada a partir da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental​. Já os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental​ e os do Ensino Médio têm aulas de Ética Cristã. Essa mudança ocorre exatamente por ser um período da vida em que eles começam a ter muitas incertezas e inseguranças. Entendemos que o conteúdo ministrado nessa fase deve ser mais abrangente, ou seja, focar na ética cristã faz toda a diferença.

A Capelania atua também como uma área de aconselhamento. Quando os alunos estão enfrentando algum problema de ordem pessoal ou até mesmo dificuldades escolares que reflitam no relacionamento interpessoal, na comunicação com os pais ou em outras áreas, a Capelania é uma importante ferramenta de apoio.  

O atendimento do aluno pode ocorrer por solicitação dele ou por intervenção dos professores, ao identificarem qualquer necessidade ou problemas de aprendizado ou relacionamento na escola. Em alguns casos mais sérios, o Capelão conta com o apoio de uma equipe multidisplinar de profissionais, e o mais importante, a família é sempre envolvida desde o início do processo.

Por meio da educação cristã, os alunos aprendem a criar e valorizar relacionamentos mais saudáveis em família bem como em toda a sua comunidade. Os benefícios proporcionados pela educação cristã do Colégio Batista Brasileiro vão acompanhar o aluno por toda a sua vida.

E qual o resultado? Alunos com mais amor próprio, independentes, protagonistas, respeitosos, solidários, que desenvolvem e descobrem talentos ainda escondidos, que valorizam a família, a fé em Deus, a convivência e que aprendem a trabalhar em equipe, entre outros valores do evangelho de Jesus Cristo que vivenciamos em nosso dia a dia escolar, através do trabalho de Capelania.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *