Diretor

15 DE OUTUBRO: PARABÉNS PROFESSOR – HOJE É O SEU DIA

O Dia do Professor é uma das datas que deve ser comemorada com toda a pompa e circunstância. Afinal, é a profissão ou missão, que aglutina vocação com muita dedicação; paixão com esforço; e amor com esperança, no futuro de sucesso dos alunos.

O professor, como um agente de transformação social, terá sempre bons motivos para inspirá-lo. Segundo Nelson Mandela – Prêmio Nobel da Paz de 1993 e o principal líder da África – “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

O professor, que fizer a diferença na vida dos alunos, será sempre lembrado com carinho, nessa troca de conhecimentos, como defende o notável educador e filósofo disse certa vez Quem ensina, aprende ao ensinar. E  quem aprende, ensina ao aprender”. Ou ainda: “O educador se eterniza em cada ser que educa”.

Guardo, até hoje na memória, com carinho, os meus primeiros professores e também os do Ginasial e Colegial, concluídos há anos. Os demais mestres, da Faculdade e do Mestrado e Doutorado, também estão cristalinos na minha mente, e até hoje eu os assimilei, um pouco, no meu jeito de ser.

Cora Coralina, nossa poetisa goiana, considerada uma das maiores escritoras brasileiras assim se referiu sobre o ensino: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Segundo o professor Leandro Karnal – “Cabe ao professor, especialmente ao educador, tirar os obstáculos, entre a pessoa e o conhecimento, e que ela sinta, no professor e educador, como o conhecimento transformou aquela pessoa.”

O grande apóstolo Paulo, talvez não tivesse a estatura de um varão tão valoroso, se não tivesse estudado aos pés do professor e filósofo Gamaliel. Como esclarece o próprio Paulo: “Fui instruído rigorosamente por Gamaliel” – Atos 22: 3.

E o que destacar do Mestre Jesus, o Mestre dos mestres. Reconhecido pelos próprios inimigos, escribas e fariseus, saduceus e mestres da Lei. Aos seus pés, a multidão e os discípulos se abeberavam de seus ensinos. E os milagres aconteciam. Antes de ensinar, porém, Ele vivia os seus ensinamentos, dando exemplo na prática e, por isso, o fazia com autoridade. No sermão do monte, em Mateus 5, ele detalha as bem-aventuranças que, antes ele próprio viveu: Bem-aventurados os humildes de espírito:  Ele teve, antes, a grandeza de ser humilde. Bem-aventurados os que choram: Ele também várias vezes chorou: bem-aventurados os mansos: Ele deu o exemplo de mansidão.

Aos meus colegas professores, com quem tenho o imenso prazer de trabalhar no Colégio Batista Brasileiro, de Perdizes e Bauru, eu os estimulo a buscarem, com dedicação, sempre a felicidade dos nossos alunos, sem medir as dificuldades inerentes, pois estamos lapidando joias preciosas como cidadãos do futuro.

Parabéns professores, hoje é o nosso dia.

Prof. Dr. GEZIO D. MEDRADO – Diretor Geral

1 thought on “15 DE OUTUBRO: PARABÉNS PROFESSOR – HOJE É O SEU DIA”

  1. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

    Ser Educador é um privilégio pois deixa uma digital de semente em vários ‘futurantes’ promissores! Eles podem transformar o amanhã se transformarmos o hoje deles!

    Muito bom pensar sobre o valor do professor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *