Diretor

148° ANIVERSÁRIO DOS BATISTAS BRASILEIROS

1871 – 10 de setembro – 2019

“Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas?” (Zacarias 4.10a)

Transcorre hoje o 148º aniversário da organização da Igreja Batista de Santa Bárbara d’Oeste, S.P., a primeira igreja batista em nosso país. Oito anos depois, em 1879, organizava-se a Igreja Batista da Estação, hoje a cidade de Americana. Com o falecimento de muitos imigrantes americanos e o retorno de vários deles para os Estados Unidos, entre outros fatores – devemos aos imigrantes americanos batistas a plantação de ambas as igrejas – elas se dissolveram por volta de 1910.

Em 20 de março de 1955, quarenta e cinco anos depois do desaparecimento da primeira igreja, foi organizada a Igreja Batista de Santa Bárbara d’Oeste, a qual, reconhecendo que outra igreja existira anteriormente na cidade, mudou seu nome para Igreja Batista Memorial em Santa Bárbara d’Oeste, numa comovente homenagem à memória dos batistas pioneiros que ali haviam se instalado em 1871.

Em novembro de 2001, tive o privilégio de pregar na I.B. Memorial em Santa Bárbara d’Oeste como parte das celebrações dos 130 anos. Na introdução do sermão, entreguei à igreja uma placa comemorativa do 130o. aniversário, em nome da Convenção Batista Brasileira.

Meu excelente anfitrião, Pastor Davi Liepkan, então pastor da igreja, me levou para conhecer o Cemitério do Campo, onde estão sepultados os pioneiros americanos. No templo do cemitério, encontrei o leitoril (peça superior do púlpito, onde se coloca a Bíblia aberta) – do primeiro púlpito usado ali, segundo informações à época. Com grande respeito e emoção, tomei-o em minhas mãos.

A Aliança Batista Mundial tem o privilégio de contar com a participação de três convenções batistas do Brasil em seu rol cooperativo – Convenção Batista Brasileira, Convenção Batista Nacional e Convenção das Igrejas Batistas Independentes.

Louvado seja Deus pelo privilégio concedido aos Batistas brasileiros de participarem desde 1871 da proclamação, no Brasil e no exterior, de “JESUS CRISTO, A ÚNICA ESPERANÇA!”

Deus abençoe a memória dos Batistas pioneiros de 1871!

Pastor Fausto Aguiar de Vasconcelos
Presidente da Convenção Batista Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *